Além das internações voluntárias, o Instituto Volta Vida (IVV) realiza também internação involuntária. É indicada para pessoas que avançaram na dependência química e que não reúnem forças para tomar essa decisão de salvamento de suas próprias vidas. Nesses casos, é necessário que a família tome uma atitude e busque ajuda especializada.

Em ambos os casos, a metodologia do IVV baseia-se nos 12 passos de Alcoólicos Anônimos (AA) e de Narcóticos Anônimos (NA), e o residente é o principal responsável pelo seu processo de recuperação.

Os residentes frequentam reuniões e recebem acompanhamento interdisciplinar sistemático, com estimulo à inserção em atividades físicas, comportamentais e artísticas.

Ao longo do tratamento, são oferecidas às famílias duas reuniões semanais para que a codependência também seja cuidada.

Os pacientes são avaliados de forma periódica para que a equipe possa acompanhar a assimilação e a evolução dos mesmos.

Ao final do tratamento, o Instituto Volta Vida (IVV) auxilia nas alternativas de encaminhamento para o que se denomina pós-tratamento. Isso ocorre por meio da sugestão de grupos de ajuda mútua e acompanhamento ambulatorial com profissionais qualificados da área.

Atividades do cotidiano

Atendimento médico

O Instituto Volta Vida (IVV) oferece aos residentes atendimentos com médico clínico geral e com psiquiatras. Assim que chega à instituição, o residente é atendido pelo médico e tem seu prontuário aberto e evoluído.

Isso é fundamental porque o dependente em reabilitação passa por um processo de abstinência que atinge, principalmente, o Sistema Nervoso Central. Quando necessário, os profissionais utilizam medicação apropriada para suprir a retirada repentina da substância habitualmente ingerida.

As consultas acontecem de acordo com a necessidade de cada interno e/ou por recomendação do próprio médico do interno.

Atendimento psicológico

A psicoterapia é um importante recurso dentro do processo de tratamento do dependente de álcool e outras drogas.

Quando estão internados, os residentes entram em contato com suas questões mais íntimas, sentimentos e conflitos provenientes do dia-a-dia. O acompanhamento profissional é importante para transformar essa fase em uma reformulação comportamental.

As sessões de psicoterapia são individuais e acontecem uma vez por semana, com hora e dia marcados.

Atividades em grupo

Diariamente, nossos residentes possuem reuniões informativas e de caráter terapêutico para que possam compreender um pouco mais a sintomatologia da adicção. Esses momentos são importantes para o autoconhecimento e para que eles aprendam a lidar com os comportamentos que podem levar ao uso das drogas, como álcool, maconha, cocaína, crack, medicamentos, entre outros.

Atendimento 24h
CE(85) 9 8180-1988
PI(86) 9 9911-0622