fbpx
Hospital IVV - Instituto Volta Vida ×
Blog

Saiba como ajudar uma pessoa com dependência química

Saiba como ajudar uma pessoa com dependência química

De fato, não saber como ajudar uma pessoa com a dependência química é uma questão bem delicada e que requer o mínimo de conhecimento. Visto que o processo de recuperação tanto para o paciente, como para os familiares pode ser doloroso e angustiante. Muitas famílias, por sua vez, não medem o mínimo de interesse nem esforço em ajudar o membro a tratar-se e lidar com sua dependência química, e essa realidade é bastante presente nos dias de hoje.

Diante dessas circunstâncias, o estresse e o desgaste emocional traz também consequências negativas do uso de drogas, levando assim, familiares e amigos entrarem em situações de conflito e hostilidade. Uma pesquisa realizada pelo INPAD (2018) estimou que pelo menos 28 milhões de pessoas vivem no Brasil com um dependente químico.

Estimou-se ainda que há na população cerca de 6% de brasileiros que são dependentes de álcool, maconha e/ou cocaína, representando mais de 8 milhões de pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece e define a dependência química como uma doença desde a década de 1960. Com isso, é possível estabelecer alguns parâmetros sobre como lidar com ela através de boas orientações e com novas formas para o auxílio para pessoas que vêm enfrentando tais problemas. É de grande importância conhecer os primeiros passos para ajudar uma pessoa com dependência química. Para isso, separamos os primeiros passos para ajudar uma pessoa com dependência.

Orientações e auxílio para dependentes químicos

Alguns procedimentos e orientações definem novas formas e abrem novos caminhos entre familiares e dependentes químicos sobre como lidar com as dificuldades e obstáculos enfrentados durante toda a recuperação. Confira abaixo alguns passos que você pode seguir.

Pesquise e tenha conhecimento sobre o assunto: não é necessário ser um expert para conhecer algumas particularidades da dependência química. Com a disposição da tecnologia é possível encontrar e desfrutar de todo o conteúdo na internet. Adquirir tal conhecimento o ajudará a lidar melhor com o dependente químico.

Tenha empatia. Com ela o processo se torna mais fácil: sabemos que lidar com esse tipo de assunto não é uma tarefa fácil, especialmente quando trata-se de uma pessoa tão querida para nós. Pode parecer complicado, porém a empatia pode facilitar toda a evolução de recuperação do membro familiar.

Tenha uma comunicação assertiva: de fato a comunicação pode abrir portas, especialmente quando o diálogo é livre de preconceitos e de qualquer discriminação. Nessa hora é sempre importante manter a calma e encontrar o melhor momento para conversar.

Faça intervenções: conhecer sobre a dependência química e demonstrar cuidado e preocupação com a saúde do adicto são medidas muito importantes para o processo. No entanto, elas podem não ser suficientes. É importante mostrar para a pessoa que você se preocupa com ela e que ela está precisando de ajuda. E a intervenção é a forma mais segura para lidar com isso.

O Instituto Volta Vida (IVV) é uma clínica de dependência química, nossa clínica de reabilitação faz tratamento para dependentes químicos, tratamento do alcoólatra e outros tipos de drogas. Saber quais passos seguir para ajudar com a dependência química é muito importante. Um dos nossos valores é o conhecimento, que nos diz que: assim como a saúde é amiga do conhecimento, a doença é da ignorância. Portanto, promover a saúde física e mental consiste, antes de tudo, em promover conhecimento de si mesmo e da doença.  Se ficou com alguma dúvida sobre como ajudar um dependente químico, entre em contato conosco e conheça a nossa clínica clicando aqui.

icone whatsapp icone whatsapp