Podemos definir alcoolismo como consumo em excesso por longos períodos e compulsão física para ingerir o álcool, o usuário não consegue interromper ou ficar sem beber, se fizer isto aparecem sintomas desagradáveis que causam desconforto físico e psicológico.

Alterações no comportamento, pressão alta, arritmia, perda de memória, lentidão nos sentidos como espaço e tempo, ataque epilético, acidentes de todas as naturezas, desastres e muito mais fazem parte do histórico dos alcoólatras.

As famílias são diretamente afetadas pelo alcoolismo, o envolvimento e o conceito de vida de um alcoólatra desestrutura uma família inteira, gerando perdas em todas as áreas, familiar, profissional, acadêmica, social e muito mais.

O Instituto Volta Vida-IVV oferece tratamento para o alcoolismo, assim como na dependência química de drogas ilícitas, a sugestão de tempo mínimo de tratamento são 8 meses.

O tratamento de alcoólatras é baseado nos 12 Passos de Alcoólicos Anônimos, o procedimento mais eficaz no combate ao alcoolismo.

Atividades do cotidiano

Atendimento médico

O Instituto Volta Vida (IVV) oferece aos residentes atendimentos com médico clínico geral e com psiquiatras. Assim que chega à instituição, o residente é atendido pelo médico e tem seu prontuário aberto e evoluído.

Isso é fundamental porque o dependente em reabilitação passa por um processo de abstinência que atinge, principalmente, o Sistema Nervoso Central. Quando necessário, os profissionais utilizam medicação apropriada para suprir a retirada repentina da substância habitualmente ingerida.

As consultas acontecem de acordo com a necessidade de cada interno e/ou por recomendação do próprio médico do interno.

Atendimento psicológico

A psicoterapia é um importante recurso dentro do processo de tratamento do dependente de álcool e outras drogas.

Quando estão internados, os residentes entram em contato com suas questões mais íntimas, sentimentos e conflitos provenientes do dia-a-dia. O acompanhamento profissional é importante para transformar essa fase em uma reformulação comportamental.

As sessões de psicoterapia são individuais e acontecem uma vez por semana, com hora e dia marcados.

Atividades em grupo

Diariamente, nossos residentes possuem reuniões informativas e de caráter terapêutico para que possam compreender um pouco mais a sintomatologia da adicção. Esses momentos são importantes para o autoconhecimento e para que eles aprendam a lidar com os comportamentos que podem levar ao uso das drogas, como álcool, maconha, cocaína, crack, medicamentos, entre outros.

Atendimento 24h
CE(85) 9.8180-1988
PI(86) 9.9833-7022